Carnaval de Salvador de 2012 fará homenagem a Jorge Amado

21:15

Moraes Moreira cantando no trio elétrico no Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador de 2012 vai homenagear o escritor baiano Jorge Amado, que completaria 100 anos. Com o tema “O País do Carnaval”, nome de seu primeiro romance de 1931, o evento foi lançado pela primeira vez em São Paulo. Explica-se: dos 500 mil turistas-foliões que pularam o Carnaval na capital baiana, quase 25% é de paulistas.

Para o próximo ano, serão 458 atrações como trios elétricos, blocos de rua, desfile de fantasias, palcos de samba e até de rock. A maior festa de rua do mundo, segundo o Guinness Book, acontecerá entre os dias 15 e 21 de fevereiro.

A ideia é que os artistas incorporem o rico universo de Amado em suas apresentações. O músico Moraes Moreira já compôs uma música para o homenageado Feito Jorge Ser Amado, além da poesia ABC Jorge Amado. “Vamos lembrar a obra de Jorge Amado, um dos autores mais importantes do Brasil, cantando e fazendo poesia. A sua obra tem tudo a ver com o Carnaval. O personagem Vadinho, do livro Dona Flor e Seus Dois Maridos, é um carnavalesco nato”, diz o músico.

Já a cantora Daniela Mercury trará toda a brasilidade do escritor no figurino e na decoração do seu camarote. A família Amado também terá um camarote especial. A cozinha, que ficará a cargo da quituteira baiana Dadá, receberá o sugestivo nome de Escola de Culinária Sabor e Arte – o mesmo da escola de Dona Flor. “É uma bonita homenagem. Em 1997, o tema do Carnaval de Salvador foi 'Tieta do Agreste'. E foi uma das vezes que eu vi meu avô mais feliz”, conta João Jorge Amado Filho, neto do escritor.

You Might Also Like

0 comentários